IRR

  • Origem

A estimativa é de que na América Latina e no Caribe, aproximadamente 4 milhões de pessoas ganham o sustento na recuperação e comercialização de materiais recicláveis como: papéis, papelões, plásticos e metais.

Mesmo que esses trabalhadores formem a base da cadeia de valor da indústria da reciclagem, recuperando de 50% a 90% dos materiais recicláveis utilizados na indústria e exportados da região, eles recebe apenas aproximadamente 5% dos lucros. Dentro desse contexto, em 2011 surgiu a Iniciativa Regional para a Reciclagem Inclusiva (IRR) formada pelo Fundo Multilateral de Investimentos (FOMIN, sigla em Espanhol), e pela Divisão de água e Saneamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), pela Coca-Cola América Latina, Fundación Avina, Rede Latino Americana de Catadores (Red-LACRE) e pela PepsiCo América Latina.

  • Objetivos

A Iniciativa Regional para a Reciclagem Inclusiva surgiu com o objetivo de melhorar o acesso dos catadores ao mercado formal de reciclagem na América Latina e  no Caribe, elaborando e implementando atividades que viabilizem:

  1. Melhorar a situação sócio econômica dos catadores de base.
  2. Facilitar seu acesso ao mercado formal de reciclagem.
  3. Promover o desenvolvimento de políticas públicas de gestão integral de resíduos sólidos com a inclusão dos catadores.

A partir dessas ações, a Iniciativa Regional para a Reciclagem Inclusiva (IRR) quer que o trabalho dos catadores seja reconhecido e valorizado, construindo uma plataforma de alianças estratégicas e multi setoriais que sirvam como um espaço de diálogos e ações, incrementando a capacidade de coordenação com alcance nacional e regional entre o Governo, o setor empresarial, e as organizações de catadores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *